quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Saiba o que são drivers e como mantê-los atualizados no Windows

Drivers são pequenos programas que realizam a detecção e comunicação do Windows com os periféricos e componentes de hardware presentes no seu micro. Eles possibilitam o uso da webcam, impressora, placa gráfica, mouse, roteador Wi-Fi e diversos outros periféricos e componentes. Com a versão Windows XP, a Microsoft melhorou bastante o suporte a periféricos. Por isso, dessa versão em diante, boa parte dos periféricos é reconhecida automaticamente. O sistema já vem com drivers para muitos periféricos e o usuário não precisa fazer instalação manual. Porém, em alguns casos de periféricos mais específicos (placas de vídeo, placas de som profissionais e outros), a instalação dos drivers deve ser feita manualmente. Esse tipo de periférico normalmente vem com um CD com os drivers correspondentes na caixa. Como os drivers podem ser atualizados? Os fabricantes oferecem drivers distintos para um mesmo produto. Assim, eles podem funcionar em diferentes versões do Windows. E, como todo o programa, seus desenvolvedores disponibilizam atualizações periódicas para corrigir falhas e aumentar seu desempenho. Contudo, devido a grande quantidade de drivers instalados na maioria dos computadores, mantê-los atualizados de forma manual é uma tarefa bem demorada. Afinal, é preciso saber quais devem ser atualizados, procurá-los na internet, baixá-los e por fim instalá-los. Além disso, é necessário mais conhecimento técnico para atualizar os drivers menos óbvios de um micro (controladora SATA/IDE, leitores de cartão de memória, Bluetooth e outros). Para piorar, a atualização automática do Windows nunca faz uma varredura completa de todos os hardwares do sistema. E também nem sempre oferece os drivers mais atuais de tudo o que foi detectado. A boa notícia é que existem aplicativos que ajudam a manter os drivers sempre atualizados de forma fácil. Alguns destes ainda fazem backups de todos os drivers instalados. E buscam atualizações de produtos fora de linha ou de fabricantes que não existem mais. Conheça alguns deles. Device Doctor Este é um atualizador de drivers que funciona de forma satisfatória. A versão gratuita do Device Doctor realiza uma eficiente varredura do sistema e detecta muitos drivers de difícil busca.

Uma limitação da versão gratuita é o fato de somente atualizar um driver por vez. Sua interface é bem simples e ainda oferece na aba de configurações a possibilidade de agendamento das varreduras ou a cada vez que o Windows for iniciado. Baixe o Device Doctor no Superdownloads Driver Reviver Apesar de não ser gratuito, o Driver Reviver é um daqueles softwares que compensam o valor gasto. Seu banco de dados tem por volta de 10 milhões de drivers de mais de 56.000 fabricantes. Nos testes de varredura por drivers antigos, quase sempre o Driver Reviver está no topo da lista dos mais eficientes. Além disso, os drivers sugeridos são sempre os originais dos fabricantes, o que elimina a chance de vírus ou spywares embutidos.
Os recursos de backup e restauração de drivers estão presentes. Porém a possibilidade de agendar varreduras foi deixada de lado. Por ser um software pago o suporte do desenvolvedor para dúvidas por e-mail poderia ser melhor. Na internet é possível encontrar reclamações de e-mails não respondidos ou com atrasos de até 10 dias nas respostas. Baixe o Driver Reviver no Superdownloads Winzip Driver Updater O desenvolvedor do famoso descompactador Winzip também oferece um aplicativo de gerenciamento de drivers. O Winzip Driver Updater em sua versão de teste realiza somente a varredura e aponta quais drivers estão desatualizados. Já na versão paga, após conclusão da varredura é possível selecionar quais drivers devem ser atualizados.
Outro recurso é o backup automático dos drivers antes da instalação dos novos. Isto significa segurança, já que não é garantido que o driver mais recente funcione conforme esperado. E, caso seja preciso voltar para o driver anterior, basta usar a opção de restauração rápida para um ou mais drivers ao mesmo tempo. Uma restrição que pode ser mais incomoda para usuários avançados é que o Winzip Driver Updater não mostra o endereço dos drivers que serão baixados. Porém, por se tratar de um produto de um dos desenvolvedores mais antigos e confiáveis para Windows, fique tranquilo para baixar os drivers sugeridos pelo atualizador. Baixe o Winzip Driver Update no site oficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário