terça-feira, 10 de abril de 2012

Surgem detalhes sobre o chipset que dará suporte aos processadores Ivy Bridge.

 

Os fabricantes de placas-mãe já produzem as primeiras placas para os processadores Ivy Bridge, aproveitando o lançamento dos novos chipsets H77 e Z77 da Intel. Isso possibilita o acesso às configurações dos chips controladores, que são verdadeiros centros nevrálgicos das placas-mãe. As primeiras impressões foram coletadas com modelos da Asus, Biostar, MSI, ECS, Asrock e Gigabyte pelo pessoal do site AnandTech.

Chipsets já estão prontos para o lançamento dos novos processadores, previsto para ocorrer em três semanas (Foto: Divulgação)         

Chipsets já estão prontos

As três linhas disponíveis no momento são H77, Z75 e Z77. Basicamente, chipsets com Z significam que o usuário terá a chance de fazer overclock no processador – desde que o modelo de CPU ofereça o recurso. O número 77 simboliza modelos com suporte a tecnologia de cacheamento inteligente da Intel, destinada a sistemas híbridos com HDs e SSDs.

Para o usuário comum, a grande novidade está no suporte nativo, em todos os modelos, ao USB 3.0. Até aqui, as placas para processadores da Intel precisavam de um controlador dedicado para oferecer portas USB de terceira geração. A integração tende a melhorar o desempenho e reduzir custos.

As placas terão, também, suporte ao PCIe 3.0. São 16 linhas para acelerar o rendimento dos periféricos, notadamente placas de vídeo. A rigor, no entanto, no momento o usuário só sentirá ganhos reais em casos de sistemas multi-GPU, onde a divisão das vias entre as várias placas terá desempenho consideravelmente melhor do que os resultados experimentados na tecnologia 2.0.

Nenhum comentário:

Postar um comentário