quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Usando o Ghost para salvar ou gravar uma imagem em outro computador

O Ghost fornece uma variedade de métodos para salvar ou gravar uma imagem em outro computador na rede. Nem todos os métodos estão disponíveis em todas as versões do Ghost.
Por exemplo, as versões de consumidor mais antigas do Ghost, como o Norton Ghost 2000, não podem salvar ou gravar imagens na maioria das conexões de rede porque não podem usar conexões TCP/IP ou conexões IPX. Quando estiverem instaladas em um computador de rede, essas versões do Ghost não lerão as unidades em outros computadores na rede (ou seja, unidades de rede). As versões Norton Ghost 2002 e 2003 podem usar conexões TCP/IP em uma configuração ponto a ponto, usando a opção TCP/IP no Ghostpe.exe ou Ghost.exe; e as versões corporativas do Ghost possuem recursos de rede mais completos.
O restante deste documento apresentará os métodos disponíveis para salvar ou gravar uma imagem única de um computador em outro sem usar o Ghost Multicast Server, GhostCast Server ou Ghost Enterprise Console, que estão disponíveis somente nas versões corporativas do Ghost. Para obter uma lista de versões de consumidor e corporativas do Ghost, consulte o documento Determinando sua versão do Ghost.
Para salvar ou gravar informações da imagem de um computador em outro, dependendo da sua versão do Ghost, o Ghost fornece três métodos que não requerem os protocolos TCP/IP ou IPX: conexões LPT, conexões USB ou conexões NetBIOS.

Método 1 - Conexões LPT

Você pode conectar dois computadores anexando um cabo à porta LPT de cada computador. Quando a porta LPT é configurada corretamente, o Ghost pode usá-la para transferir informações entre computadores. É possível criar um arquivo de imagem de um computador e salvar esse arquivo em outro computador, ou copiar o disco ou a partição de um computador diretamente para um segundo computador. Consulte o documento Utilizando o Ghost em uma conexão LPT.
Esse método é suportado em todas as versões do Ghost.

Método 2 – Conexões USB

Você pode conectar dois computadores ligando um cabo USB em cada computador. O Ghost pode usar esse cabo para transferir informações entre computadores. É possível criar um arquivo de imagem de um computador e salvar esse arquivo em outro computador, ou copiar o disco ou a partição de um computador diretamente para um segundo computador.
Esse recurso está disponível no Norton Ghost 2002 ou posterior, e no Symantec Ghost 7.0 Enterprise Edition ou posterior.

Método 3 – Conexões TCP/IP ponto a ponto

Você pode conectar dois computadores ligando um cabo de ethernet de par trançado (isso também é conhecido como um cabo de crossover) para a porta na placa de interface de rede (NIC – Network Interface Card) de cada computador. O Norton Ghost 2002 ou posterior e o Symantec Ghost 7.0 Enterprise Edition ou posterior podem usar essa porta para transferir informações entre computadores com o protocolo TCP/IP em uma configuração ponto a ponto. Consulte o documento Duplicando ou salvando um arquivo de imagem em uma conexão ponto a ponto TCP/IP.
O uso de um cabo talvez não funcione se a conexão física entre os dois computadores passar através de um dispositivo roteador ou interruptor. Esses dispositivos filtram informações e podem impedir que o primeiro computador leia o segundo em um ambiente DOS (as versões de consumidor do Ghost funcionam no DOS, mas não no Windows). No entanto, um hub passa todas as informações sem filtrá-las e não deverá interferir nas informações transferidas entre os dois computadores. Ao usar um hub, um cabo de rede normal poderá ser usado no lugar de um cabo de ethernet trançado.

Método 4 – Unidade de rede mapeada


Você pode conectar dois computadores anexando um cabo de crossover (um tipo de cabo de ethernet de par trançado) à porta na placa de interface de rede (NIC) de cada computador. As versões corporativas do Ghost podem usar essa porta para transferir informações entre computadores através do sistema operacional de rede. Esse recurso não está disponível nas versões do Ghost para o consumidor, com exceção do Norton Ghost 2003.
Para usar uma unidade de rede mapeada com o Norton Ghost 2003, certifique-se de que a unidade de rede esteja mapeada corretamente no Windows. Durante a operação de Duplicação ou Backup, a unidade mapeada aparece como uma unidade no Assistente do Ghost. A Partição Virtual do Ghost usa essa informação e seleciona a unidade de rede mapeada durante o processo de duplicação ou backup.
Para usar uma unidade de rede mapeada através da configuração do Ghost.exe, inicie o computador com um disquete de inicialização que carregue a rede cliente, como o Novell Client ou Microsoft Client, e que tenha uma entrada no arquivo Autoexec.bat que mapeie a unidade. Para criar um disquete de inicialização para o Microsoft Client, escolha a opção Disco de inicialização de mapeamento de unidade no Assistente de Inicialização do Ghost. Para criar manualmente o disquete de inicialização, consulte o documento How to create a Microsoft Client boot disk ou How to create a Novell NetWare Client boot disk (estes recursos econtram-se em inglês).

saiba mais. http://service1.symantec.com/SUPPORT/inter/ghostintl.nsf/br_docid/20010913153951915

Nenhum comentário:

Postar um comentário